in

Como Instalar seu Roteador

seu Roteador

O roteador é o aparelho que faz possível ter uma rede sem fio em sua casa. Ele pega o sinal do modem e transmite para uma determinada área, dentro da qual qualquer dispositivo que se conecte por rede sem fio pode entrar nessa rede. Existem muitas marcas de roteadores no mercado, as mais vendidas sendo D-Link, LinkSys e Multilaser. Essas marcas costumam vir junto com um CD de instalação que facilita todo o processo para seus usuários.

Porém, algumas vezes a instalação com o CD não dá certo, outras vezes você precisa instalar o roteador sem o CD porque ele se perdeu ou não veio com o aparelho. Para isso, temos um passo a passo da instalação da grande maioria dos roteadores.

Passo a Passo

O primeiro passo é ligar seu roteador de forma correta, prestando atenção na voltagem que é sinalizada em seu manual. Depois, conecte o modem ao seu roteador. Uma das entradas, a que for sinalizada de forma diferente, é a do modem, as outras são para aparelhos que precisarem se ligar à rede simultaneamente com outros aparelhos, mas com o uso de um cabo e não com uma rede sem fio.

Para a configuração da rede sem fio, você irá conectar seu computador ao roteador com um cabo, fisicamente. Depois de ter conectado seu computador ao roteador, pegue o manual do seu aparelho e veja o endereço IP do roteador e o nome de usuário e senhas padrões que a marca do seu roteador utiliza. O endereço IP é uma série de números que você digita no seu navegador como um endereço da internet para que entre no painel de configuração. Depois que digitar o endereço você verá que uma janelinha aparecerá pedindo nome de usuário e senha, que são os padronizados de cada marca e estão no manual. Digite-os e entre no painel.

Os roteadores vêm com as configurações padrões já estabelecidas, então a única coisa que você precisará configurar depois que você já entrou no roteador, é uma senha para sua rede. Observe que essa senha não é obrigatória, você pode ter uma rede aberta para todo mundo que entrar na área de cobertura. Por último, dê um nome para a sua rede.

Depois de determinada a senha e o nome da rede, teste com algum telefone ou notebook, a área de cobertura da sua rede sem fio. O seu computador, se possuir placa para rede sem fio, já pode ser desconectado do roteador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Desbloquear seu modem 3G

Como ter um TIM Web Moden